TRANSLATION

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 10 de abril de 2013

SERÃO ESTAS AS NOVAS CAMISAS? NOSSAS PROJEÇÕES:



Como em 2012, deixando a modéstia à parte, nosso blog acertou quase tudo sobre as camisas que Nike lançaria para vestir o Bahia, resolvemos fuçar um pouco, investigar, perguntar e pensar (um pouquinho também vale).
Como se sabe, nos dias atuais, pouquíssimos clubes têm o privilégio de ter um design exclusivo para as suas camisas. Toma-se um modelo padrão e substituem-se as cores. Pronto. Estão vestidos 10 ou 12 dos patrocinados por aquela marca. Com o Bahia não costuma ser diferente. Com a Nike, então, esperar uma surpresa é quase um sonho... Em se considerando as coleções de Santos, Coritiba, Inter- RS e Corínthians, todos vestidos pela marca americana, de 2012, podemos notar que só o último teve algum "privilégio", em geral nas suas camisas "third" como a de 2011 com um São Jorge em marca d'água na lateral e a de 2012, cujo desenho faz alusão ao desenho da calçada da Av. Paulista.
Bom, como se sabe, a Nike utiliza para a maioria das suas equipes as camisas do seu catálogo "Teamwear", que são camisas, digamos, "genéricas" voltadas ao futebol, que tanto podem ser compradas e usadas por um time de várzea, pelo time de sua empresa pra jogar aquele torneio de fim de ano e, eventualmente, por um time bi-campeão da primeira divisão de seu país. 
Times como Barcelona, Juventus e Machester United, só pra citar alguns exemplos conhecidos mundialmente, se dão ao luxo de ter camisas concebidas especialmente pra eles. Porém, times como Alianza de Lima, Montpelier, Sparta Praga e, porque não, o nosso tricolor, tem mesmo é que se contentar com as "genéricas". 
De certa forma, isso deixa as camisas um tanto quanto previsíveis e, com um pouco de pesquisa, podemos fazer algumas projeções. Ano passado, por exemplo, pesquisamos e descobrimos que a coleção do Bahia seria uma cópia da do Málaga da Espanha, com as devidas adaptações de cores e patrocínio, além, claro, do escudo do Bahia no lugar do time espanhol. Dito e feito, acertamos praticamente 100% dos 3 modelos, salvo por um ou outro detalhe estético
Pensando assim, analisando os lançamentos da Nike para 2012/2013, bem como o famigerado catálogo Teamwear, vendo o que aparece nas lojas e também com algum "feeling" que os anos de colecionismo nos deram, chegamos a algumas possibilidades que apresentamos aqui.
Mostramos, primeiramente, um desenho que achamos ser bastante provável o seu lançamento, baseado no modelo "Precision 2 GD" da Nike e, que por incrível que pareça, inspirou o uniforme away do Barcelona da temporada passada. O modelo apresentado, em vermelho e branco, está presente na lista da Nike, e baseado na tendência dos últimos anos em fazer camisas third em vermelho, apostamos nossas fichas no modelo mostrado nesse post.
Já a camisa home projetada aqui é o modelo "Striker 3". Este design já foi visto esse ano sendo usado na camisa home do Tijuana, que disputa a Copa Libertadores da América, e no mesmo Bahia, que adotou a faixa vertical na sua camisa away do ano de 2003, feita pela Penalty. Uma pequena faixa na manga direita ajuda a compor o desenho da camisa.
Queremos deixar claro que não se trata de vazamento de informações, nem furo de reportagem, mas sim de projeções feitas por quem conhece camisas do Bahia e está antenado no mercado. Pode ser que as camisas lançadas nem sejam essas, mas um exercício de imaginação não faz mal a ninguém. Quando lançados, se forem mesmo adotados esses modelos, os mesmos poderão ter algumas pequenas variações em seu desenho ou em alguns detalhes.

(Texto de Ruy Guimarães e Arilde Junior. Imagens de Ronei Dias)



5 comentários:

  1. Rapá...tomara que vcs estejam errados dessa vez...pq, ô camisinhas feias essas viu...pode ser que ao vivo sejam bonitas...mas não creio que serão...pior que eles lançam a 3a e a 1a a a "tricolor" fica por última, que foi a menos feia do ano passado...

    ResponderExcluir
  2. Salve Amantes do Esquadrão!!!

    É sempre bom falar dos mantos sagrados do nosso Esquadrão, se bem que a nossa coleção 2013 deixou a deseja em vários aspectos: estéticos, logísticos, e de preço.

    Sempre me atentei e gostei de acompanhar a mudança dos uniformes do nosso Esquadrão ao longo do tempo, sobre a nova coleção só me resta comprar a nova bicolor. Mas a NIKE tem feito com que eu me torne um torcedor mais desinteressado, somando-se a isso a campanha pífia do nosso time no forte Campeonato Baiano.

    Grande abraço.

    Paulo Brazil!!!
    Amante do Esquadrão!!!

    ResponderExcluir
  3. Alguém poderia avisar o marketing da NIke que o mascote do Bahia é herói nos EUA ? Caberia uma marquinha d`água maneira !!!!

    ResponderExcluir
  4. http://farm9.staticflickr.com/8258/8955008480_1e6a89291a_c.jpg

    Dá uma olhada nessa!!

    ResponderExcluir
  5. Erraram
    http://www.nike.com/content/dam/one-nike/pt_br/futebol/club-kits-2013/bahia-2013/camisabahia_940_570_1.jpg.dimg/xq100.jpg
    Já imagino a vermelha como a do Manchester united

    ResponderExcluir