No último dia 09/02, o Bahia apresentou a coleção completa dos novos uniformes da Nike para 2012. À exceção do uniforme 2 (away), que será apresentado mais pra frente (supostamente para o Brasileirão), foram mostradas a camisa 1 (que já tinha sido lançada anteriormente e já era de conhecimento de todos), camisas de treino, de goleiro e a esperada 3ª camisa (third). É sobre ela que falaremos agora.
Já sabíamos como ela seria, tanto que fizemos uma projeção aqui duas semanas antes do lançamento. Seria ela semelhante à camisa do Arsenal, e como já tínhamos comentado, uma simples versão da camisa do time inglês, também patrocinado pela Nike. Parece que tiraram o escudo dos Gunners e o "Fly Emirates" e tascaram o escudo do Bahia e o logo da OAS. Mas, já era o esperado e não nos causou surpresa.
O que causou maior estranheza, num primeiro momento, foi a adoção do calção na cor azul. Ficou um pouco diferente, já que sempre vemos o Arsenal jogando de calções brancos. Mas nossa mente nos trai quando nos impede de lembrar que nas duas outras oportunidades em que o Bahia usou camisas vermelhas, o calção também era... AZUL! Apenas o meião branco destoou do conjunto, pois nas duas oportunidades citadas anteriormente, os meiões eram da cor do calção.
O uniforme já foi usado após a apresentação, na partida em que o Bahia venceu o Vitória da Conquista por 2x0, gols de Souza e Gabriel. Após um certo tempo assitindo a partida, creio que a visão começou a se "acostumar" com o uniforme, e já não parecia tão estranho assim.
E o melhor de tudo ficou por conta da quebra de um tabu histórico: pela primeira vez em sua história, o Bahia venceu uma partida vestindo uma camisa vermelha. Já eram 10 partidas sem vitórias, sendo 6 jogos em 1964 no Torneio de Nova York (4 derrotas e 2 empates) e mais 4 jogos em 2010 e 2011, já vestindo a "Fúria" (3 derrotas e 1 empate).
Vale lembrar também que esta terceira camisa NÃO É UMA HOMENAGEM AO ARSENAL, como muitos estão pensando. A Nike apenas utilizou-se de um lay-out padrão da marca, já utilizado no time inglês e adaptou-o ao Tricolor. Mas não se trata de homenagem, tal como foram as duas últimas versões de terceiros uniformes que o Bahia usou. Mais uma curiosidade é que a camisa de goleiro usada na partida com dois tons de azul enchendo a camisa dividida por um desenho diagonal é uma cópia ainda mais perfeita da atual camisa "away" do mesmo Arsenal... Falta de criatividade? Ausência de audácia? Ou, simplesmente, sobra de material do time inglês? Com a palavra a gloriosa marca do "swoosh'...
Salve amantes do Esquadrão!!!
ResponderExcluirTriunfo do nosso Esquadrão nunca é ruim, não consigo torcer contra o nosso Bahia nem naquelas raras situações em que a nossa *vitória(*porra de vitória, quero dizer triunfo!) ajuda o nosso rival.
Mas que o nosso 3º uniforme vinha tendo uma inhaca miserável, isso tinha, e olhe que eu não sou supersticioso, não.
Particularmente não gostei muito dos novos uniformes do tricolor. Esperava mais da fornecedora, mas escutei rumores de que os novos mantos foram feitos meio que as pressas e que no ano que vem seriam melhor trabalhados.
Sobre essa jogada de lançar o terceiro uniforme antes da nossa tradicional camisa tricolor, isso também foi uma coisa inteligente de se fazer, afinal, a camisa vermelha está sendo mesmo que temporariamente a nossa **segunda (**lá ele essa palavra do dicionário tricolor!!!) camisa, e mais cedo ou mais tarde nós iriamos vencer com ela, ainda bem que foi de primeira (de primeira como o nosso time)... Graças a Deus!!!
Grande abraço.
Paulo Brazil.
Amante do Esquadrão.
O "pior" de tudo é que essas 2 camisas, podem ficar marcadas, afinal, creio que esse ano o caneco será nosso...o baiano pelo menos...e no futuro essas camisas serão relembradas, re-lançadas...retrô e etc...
ResponderExcluirGostei desse blog, muito legal mesmo. Tenho camisas para vender em meu site a preços baixissimos, acessem galera e confiram as nossas promoções: http://modafashionlojavirtu.webstorelw.com.br
ResponderExcluir