TRANSLATION

Pesquisar neste blog

sábado, 14 de julho de 2012

BANEB: O PRIMEIRO PATROCÍNIO



Os patrocínios em camisas de futebol no Brasil começaram a aparecer no começo dos anos 80. Até 1981, era proibido (isso mesmo, proibido) aos times ostentar publicidades em suas camisas. Apenas em 1981 o CND (Conselho Nacional de Desportos) autorizou o uso de propagandas em camisas esportivas. Primeiro, o vôlei e o atlestismo foram agraciados. O futebol, um ano depois, em 1982.
O primeiro clube brasileiro a levar um patrocínio em seu manto foi o modesto Bento Gonçalves, do Rio Grande do Sul, divulgando uma empresa de móveis. Dos "grandes" clubes brasileiros, o Flamengo foi o pioneiro, com o famoso patrocínio Lubrax.
No Bahia, a publicidade também não demorou a chegar. Logo em 1983, apenas um ano após a liberação do CND, o Bahia começou a divulgar o "BOLÃO DO BAHIA", um carnê de prêmios do clube. Na realidade, não podemos considerá-lo um patrocínio, pois o Bahia não ganhava dinheiro pra divulgar sua própria marca. Apenas pra facilitar o entendimento, o Bolão do Bahia era, comparando-se a campanhas recentes, semelhante ao "Onda Tricolor", "Sócio Torcedor", etc. Ou seja, o único "lucro" era o aumento das vendas advindo da divulgação de seu programa de prêmios.
O primeiro patrocínio propriamente dito do Bahia, aquele onde o time recebia uma contrapartida financeira pra divulgar uma marca, foi do extinto banco estatal Baneb. O tricolor começou a levar a marca da instituição a partir de 1984, usando-a até 1986.
Nas camisas, a logomarca até que caia bem, pois possuia as mesmas cores do Bahia. Na camisa branca, o patrocínio era sempre pintado direto na camisa, ao passo que nas versões listradas, eram sempre costuradas, ora em um tecido branco, ora em um tecido vermelho. Nas fotos acima, que abrem o post, é possível ver algumas das versões das camisas do Bahia com patrocínio Baneb. Infelizmente, não sabemos os valores do contrato, mas é de se supor que eram quantias bem modestas.
A partir daí, o Bahia sempre ostentou algum patrocínio em suas camisas (salvo alguns momentos isolados, como em 99 e no começo dos anos 2000), mas essas camisas acima, bem como o Baneb e o ano de 1984, ficaram na história tricolor por term marcado o primeiro patrocínio do Bahia.
Vejam abaixo algumas imagens do patrocínio sendo usado nas camisas do Bahia em jogos.








Acima, podemos ver o patrocínio Baneb sendo usado em jogos

Logo abaixo, é possível ver o "auto patrocínio" BOLÃO DO BAHIA, usado em 1983. O "Bolão" era um carnê de prêmios do clube.
 



3 comentários:

  1. rapá pode ajudar o time...mas que é melhor sem...isso é...se eu fosse milionário pagava pra camisa não ter patrocínio-hehehhe

    ResponderExcluir
  2. Salve amantes do Esquadrão!!!

    Sensacional o acervo de imagens, e o patrocinador do BANEB "casava" como uma luva na camisa do nosso Esquadrão, completando com a logomarca da ADIDAS, ficava quase perfeito!!

    Grande abraço aos caros tricolores frequentadores desse espaço.

    Paulo Brazil!
    Amante do Esquadrão!!

    ResponderExcluir
  3. Tricolor de aço que sou,adorei esse espaço também...
    Mais fico muito ancioso so esperando atualizar.
    Ótimo trabalho mano de aço!

    ResponderExcluir