TRANSLATION

Pesquisar neste blog

domingo, 9 de setembro de 2012

PONDERAÇÕES


Para início de conversa, esclareço que não há da nossa parte uma campanha contra ou a favor desse ou daquele fornecedor de material esportivo. Adoramos camisas de futebol e temos em nosso acervo de Nike a Kanxa, de Adidas a Vettor. Camisa bonita é camisa bonita e ponto final. Obviamente, quem tem maior poderio econômico, domina melhor e mais rápido a tecnologia, desenvolve novos tecidos, cria coisas mais marcantes, etc. Exatamente por isso, as camisas da atual fornecedora do Bahia tem gerado tanta discussão. Já ouvi de tudo sobre a nova camisa "bicolor" do Tricolor de Aço. "Linda, vou comprar", "horrorosa", "não é Bahia"... Feia, definitivamente, ela não é. Pouco inspirada e sem identidade com a história do clube seria uma boa definição. A camisa branca é decente, mas quase uma cópia fiel da camisa da Lotto do ano passado, que era uma cópia da camisa feita pela Macron para o Bologna em 2010... nada de novo no mundo das camisas de futebol...
A discussão aqui proposta é mais sobre a nossa camisa third, como chamamos popularmente, o 3º uniforme. Medonha!!!! Me perguntaram qual a camisa mais feia que o Bahia já usou. Não pestanejei: Nike/Arsenal! Isso mesmo. Horrorosa, tecido vagabundíssimo, acabamento de uma simplicidade "CCSiana". Pior: o que essa camisa tem a ver com o Esporte Clube Bahia????????? Prova inequívoca da falta de conhecimento de quem propõe e de quem aceita!!!! Por mais que se usem as camisas três para inovar, para lucrar, para divulgar clube e marca do fornecedor, o que disso, pelo amor de Deus,  essa coisa que nos empurram fez pelo Bahia ou pela Nike? Como marketing, nada. Como novidade, nada. Como identidade, nada. Quase não se vê essa camisa vestindo os torcedores no estádio. Quase não se fala nela. Quase não se sabe dela! Não dá orgulho, não dá prazer em usá-la, até porque, podia ser Arsenal, Bangu, Feirense... Menos Bahia. Sobre esse assunto, o jornalista Paulo Vinícuis Coelho, o PVC, da ESPN, escreveu em seu blog, falando do "abuso das camisas que não identificam nem clubes nem jogos". Vale a pena ler (clique aqui), e ele meio que corrobora o que analisamos aqui.
Nesse ponto, cabe discutir outro tópico: quem escolhe essas camisas? Quem cria, quem oferta e que diz "Amém"????? No blog Minhas Camisas, essas discussões perduram por dias e surge muita coisa interessante. A respeito da própria camisa "bicolor", a amiga Elaine postou: 

"Gente, acho que as pessoas se equivocam muito com relação ao poder de decisão que os clubes tem com as empresas fornecedoras. Obviamente tem suas exceções, mas os clubes não decidem tanto assim. Normalmente a empresa apresenta os uniformes como sendo esses mesmos e ponto. Às vezes as camisas já estão até sendo produzidas, não dando ao clube nem a oportunidade de alguma correção. Portanto, não necessariamente a culpa por uma camisa que não agrada seja culpa da diretoria porque isso tudo foi estipulado em contrato. Ou talvez seja mesmo, por terem aceitado o contrato, dando ao clube a mera condição de cobaia das empresas fornecedoras..."

Em seguida, o comentário de "Ccam13": 

"Mais uma vez.... Comentários de pessoas que adoram camisas, mas que não conhecem muito de indústria textil, datas, vencimentos, programação para envio aos parceiros de varejo, relacionmento com os Clubes... 
Criticam as marcas mas se esquecem que este é o primeiro ano da NIKE com os clubes, em negociações feitas no fim do ano e que assim como foi com a REEBOK no São Paulo, com a ADIDAS no Palmeiras e até com PENALTY no Vasco, o primeiro ano é para começar a parceria, e que a qualidade tende a ficar melhor a cada ano que passa... Além disso, muitos esquecem que a NIKE tem outro tipo de negociação, diferente do que tem com Inter, Corinthians e outros grandes Europeus com estes times: Na Europa é a mesma coisa, Malaga, Galatassaray e outos utilizam templates que já existem da NIKE e sofrem pequenas alterações"

Isso nos faz pensar: será que um dia leremos um contrato desses? Será que um dia saberemos como, de fato, funciona????  Uma coisa não se discute: o poder de escolha dos clubes existe. Quem quer, ou pode, exige. Podemos citar a relação do Bahia com a Lotto. Nós, do blog Camisa do Bahia, colaboramos com a elaboração das duas camisas retrô lançadas pela marca em 2011 que foram usadas em jogo e, sem falsa modéstia, ficaram muito boas! Uma alusiva a 1936 e outra a 1994, caprichadas, como o Bahia mostrou a eles e de muito sucesso junto ao torcedor. Então, podemos concluir que o problema não é do contrato, mas de como ele é feito, do valor que a instituição se dá e do quanto se está disposto a trabalhar para que as camisas fiquem legais!
Como isso é um blog de camisas e sempre há ilustrações, colocaremos duas fotos: a da camisa Bahia/Arsenal/Nike e da camisa do South China de Hong Kong, produzida pela Adidas em 2006. 
Vejam como pequenos detalhes fazem a diferença: template 95% igual, com dois mínimos detalhes as diferenciando. A gola em "V" e os punhos e golas tricolores, como o Bahia usou pode décadas!!!!! Isso não mudaria TUDO? Então, quem pode responder porque não pode ser melhor...

(Texto de Ruy Guimarães e colaboração de Arilde Junior) 














10 comentários:

  1. Apenas espero que essa camisa não fique marcada como o manto do rebaixamento, fora isso podem usar até as cópias descoloridas da Barroquinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de hoje, caro amigo, acho que rebaixamento já era...

      Excluir
  2. Muito bom o post, parabens! So uma correçãozinha que nao muda em nada o brilhantismo do post: a camisa da adidas que aparece na foto nao é da seleção de hong Kong, mas do time South China, esse de hong Kong, hehehe..

    Ainda to esperando o meu livro do Bahia!
    :)

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Bordallo. Não esquecemos de você, mas vi pelo face que está morando em outra galáxia.. hehe. seu livro será entregue, mas quero fazê-lo pessoalmente. queremos muito trocar umas ideias com você, autoridade incontestável no tema camisas. Valeu pela correção (já retifiquei) e aguardo contato quando vc estiver, ao menos, no hemisfério sul... Abraço, amigo!

      Excluir
  3. O povo tem que entender que existem críticas positivas e negativas...mas isso é culpa da ditadura imposta na mentalidade do povo, do torcedor, dos pseudo dirigentes locais...não aceitam a opnião, ainda + de quem entende...mostra que o site tem credibilidade e importância...
    vc falou uma coisa que eu estava pensando enquanto lia e me deparei com o meu pensamento no texto "rapá...não vejo muito essa camisa por aí, nem no estádio"...e nem é pra dizer que não estou indo muito esse ano, mas vc vÊ até mesmo pela tv...essaí só vou comprar se tiver de 30 conto e por conta da bike, é chamativa pra pedalar (vermelho) e seca rápido...

    sei que é difícil negociar e produzir as coisas a tempo...mas hj em dia tem uns guris q fazem essas idéias de camisa num segundo...vide aquele cara que postou aqui uns mock ups...do caramba as camisas...o Bahia podia ter visto isso, ou mesmo a nike, ou vc imagina o corinthians usando uma camisa branca de mangas pretas ou pretas de manga branca? rolou uma má vontade...ou abaixar a cabeça...tomara que pelo menos essa "abaixada de cabeça" desse ano seja recompensada em 2013...vai dar prejú essa 3a camisa aí...e essa "tricolor"? vai rolar até quando? pq em relação as outras duas vai ser usada por menos tempo...será q só vai rolar outra no 2o semestre do ano q vem?

    parabéns pelo blog, tá bombando!!

    vai tirar o luto depois de hj?
    ainda fico meio pé atrás, mas creio que vamos lutar pelas últimas vagas da sulamericana...com no ano passado...talvez com uma folguinha a mais...esses jogadores jogam quando querem...fazem corpo mole...os 2 laterais fazem claro uma diferença...mas o time quando quer joga...
    Ps.: vc é esperto e respondeu a minha pergunta lá no post mesmo...além de me fazer voltar a ler o post, responde pros futuros "duvidosos" do (sobre o) tema...mas eu fiquei numa dúvida, não se se não entendi 100% a resposta, ou minha pergunta foi mal formulada...mas a parte principal dela é na verdade, que essa camisa tricolor (ou até mesmo bicolor, tentand ser uma "tricolor" diferente) desse ano, foi a + demorada pra estrar pós 1940?
    E bicho, querer o livro eu até quero, tenho vontade...mas sem trampo fica difícil...mês passado tive q consertar a bike, agora de novo...e num é uns conserto besta não...é + caro que o livro-hehheheh
    ainda quero ver uma banda lendária q vai tocar esse ano em sp (talvez eu até cubra o evento, o que me libera a entrada do show (120 pilas) e de quebra quero ver Bahia x Corinthians...mas ainda comprarei o meu...autografado!

    Ps2.: sobre o lance de conservar a camisa, é legal um post aqui mesmo...pros leitores conhecerem tb...sobre a parte do acervo, lembrei-me q teve uma reportagem já...em video...mas sobre conservação seria legal.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog! Ferramenta fundamental para o torcedor se expressar, e de ouvir opiniões inteligentes e que nos apetecem! Ainda estou refletindo sobre que camisa do bahêa compro primeiro... ta muito difícil, a número 1 ta quase igual a do ano passado (bonita, mas o material deixa a desejar), a 2 esta com a gola muito aberta, e essa caixa atrás ta sinistra (capaz da OMO utilizar essa caixa para merchandising), e a número 3 ta parecendo camisa da viagem dos atletas (sem identidade alguma com PN*)! A do treino ta muito mais bonita! O fato é que nada me anima a gastar R$ 179,00 em uma camisa que não me agrada em quase nada, senão pelo amor ao meu clube (imensurável)! Religiosamente to indo ao Bonfim domingo pedi pelo meu clube, ano que vem vou incluir nas preces o bom gosto desta diretoria e à boa vontade da Nike!

    ResponderExcluir
  5. Se for pra exemplificar com camisas da própria Nike, tem a do Arsenal desse ano, que tem faixas azuis na manga. Se era pra copiar o time inglês que tivesse copiado essa:
    http://img.ibtimes.com/www/data/images/full/2012/05/07/271292-arsenal-2012-13-home-kit.jpg

    Tanto que quando bati o olho disse: nova camisa do Bahia?!

    ResponderExcluir
  6. "Feia, definitivamente, ela não é..."

    Tem razão.Ela é SINISTRA! MACABRA!

    ResponderExcluir