TRANSLATION

Pesquisar neste blog

domingo, 9 de junho de 2013

E A NOVA CAMISA APARECEU...

Finalmente, dia 08/06/2013, foi lançada a primeira camisa do Bahia para a temporada 2013. Depois de anunciada a estréia para o jogo contra o Botafogo - RJ em Aracaju (o Bahia está impossibilitado de atuar em Pituaçu e na Fonte Nova, por estarem esses estádios entregues à FIFA por conta da Copa da Confederações e, estranhamente e sem justificativa plausível, não atuou em Feira de Santana, a 110 km da capital, contra o clube do holandês Seedorf), o lançamento tão aguardado do novo "manto" ocorreu na distante Volta Redonda, contra o combalido Vasco da Gama, diante de 3.986 testemunhas, provavelmente uns 80 a 100 destes, tricolores. Em mais uma "espetacular" ação do marketing azul, vermelho e branco, nem um mísero café da manhã, conferência com imprensa ou um desfile foi programado para lançar o novo uniforme. Não esquecendo que, além de de tudo isso, a própria Nike colocou inadvertidamente a foto da camisa na data prevista inicialmente para o lançamento, pouco depois adiado, "furando" a surpresa preparada pelo clube para o público fluminense.
Encerrando as trapalhadas dos marqueteiros do Tricolor, vale ressaltar que nenhuma das lojas "oficiais", incluindo aí a patrocinadora do clube, a Netshoes, tem as camisas para venda, mesmo depois do lançamento, sendo que é praxe em clubes grandes, haver até pré venda, aproveitando a expectativa que se gera em torno das camisas. vale lembrar que, segundo divulgado na imprensa, o Flamengo há aproximadamente um mês, vendeu cerca de 100 mil camisas no pré lançamento, antes mesmo de se conhecer qual seria o modelo do uniforme...
Falando da camisa, erramos. Na verdade, erramos parcialmente. Como especulava-se, acreditávamos e é praxe, a Nike manda para o Bahia, o que se chama "camisa de catálogo". Trata-se de um modelo que é feito como modelo, vendido em lojas como modelo fitness, para atividade física, mas que serve de modelo para vários clubes vestidos pela marca norte americana, mudando-se cores e um ou outro detalhe. Em geral, o modelo estréia num time grande e depois vai para as lojas em modelos genéricos. Aí está o nosso "meio erro": acertamos no catálogo, mas não no modelo exato.
Foto 1- a camisa do Bahia em seu modelo original.

A camisa é simples, bonita, com gola redonda, com abertura na parte frontal, com dois botões, o que confere uma certa originalidade ao modelo, já que a Nike tem insistido em golas redondas ou em "V", bastante simplórias. Netshoes nas mangas, OAS (ainda) como patrocinador máster e um Magazine Luiza bastante hipertrofiado na barra das costas da camisa (será que o valor da cota aumentou tanto quanto o tamanho da propaganda? Ou será que aumentou?). O azul royal volta ao uniforme, tanto na camisa como no calção, atendendo ao anseio de torcedores mais "conservadores". O conjunto pareceu interessante e harmonioso, lembrando os padrões mais simples produzidos pela Adidas nos anos 80.
Um "charminho" especial fica por conta da inscrição +ESQUADRÃO 88 + na parte de trás da gola, inserido numa faixa azul, simulando uma fitinha do Bonfim, numa alusão ao time bicampeão brasileiro em 1988.
Outro ponto positivo é a fonte da numeração, aparentemente inédita por aqui, fugindo da manjada fonte furadinha que estragou o dorso das camisas de quase todos os clubes nacionais que vestiam Nike desde o ano passado e manteve-se, por exemplo, na camisa do Coritiba para 2013.
Não tivemos contato com o tecido para opinar, mas as fotos dão a impressão de ter havido alguma melhora, aproximando-se mais do tecido Authentic usado pelos outros clubes vestidos pela mesma marca.
No geral, o conjunto ficou harmonioso, bem executado e com toques que mostram, dessa vez, alguma preocupação em dar personalidade à vestimenta tricolor.


Jogador escolhido pela Nike para estampar o site: Souza, jogador que nao está "de bem" com a torcida e não jogava há dois meses.







Para complementar a história, não custa mostrar alguns fatos:
1-A camisa é idêntica à camisa away do Manchester United 2012/2013, mudando-se, obviamente, as cores.

 2- Fuçando a internet, o que aparece? A nova coleção do Dundee United, glorioso clube escocês, que usará em 2013/2014, um mix das coleções passada e atual do Tricolor Baiano. A camisa vermelha, modelo imitando a do Arsenal, repete a third do Bahia de 2012. A branca, é a mesmíssima que vestirá o esquadrão esse ano. A laranja, degradê, modelo usado pelo Barcelona como away em 2012/2013, supostamente, será a third do Bahia para a temporada em curso, como especulamos no nosso último post. (veja aqui)

13 comentários:

  1. Salve amantes do Esquadrão!!!

    Faz tempo que não dou as coras por aqui. Mas falando da nova camisa do Bahia, aparentemente parece ser melhor que a coleção anterior. Falando no departamento de marketing (ele realmente existe?)do Bahia, faltou uma estrategia de lançamento da camisa, nem um coquetel, uma coletiva para imprensa, nada disse teve. Bola Fora!!!

    Parece que os dirigentes acreditam menos na MARCA BAHIA do que nos torcedores.

    Não sei se os camaradas Rui e Arilde notaram, até me corrijam se eu estiver errado, mas quando uma fornecedora de material esportivo lança o uniforme de um determinado clube, se lança a coleção para a temporada, não é mesmo?

    Não houve o lançamento das camisas de treino, viagem, passeio e etc... Cadê o reto da coleção para a temporada?

    P.S.: A camisa de jogo citada nas fotos acima já é a camisa nº1 das temporadas 2013/2014, mas a camisa de goleiro utilizada por M. Lomba, não é camisa de goleiro III da temporada anterior? (http://www.netshoes.com.br/produto/123-8195-058-04). Outra bola fora da fornecedora, estamos de olho!

    Abraço à todos.

    Paulo Brazil!
    Amante do Esquadrão!!

    ResponderExcluir
  2. Paulo, tudo bem? Respondendo às suas perguntas: 1-como não houve um lançamento formal, não sabemos se haverá novidades nas camisas de treino, comissão técnica, viagem, etc. O normal é que já usem material novo essa semana, embora o Coritiba esteja unando material velho de treino com os patrocínios cobertos por silk screen (típico da Nike). 2- Reparei a camisa velha de goleiro e esqueci de citar no post. Hoje, o amigo Cahê me lembrou, assim como você (típico da Nike (2))... Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Rui!!

      Pelo que vi ni site da NETSHOES, a nossa camisa número 2 vai vai continuar sendo a atual bicolor por muito tempo, pois pelo que vi, o preço da mesma não vai baixar por tão cedo, inclusive a bicolor permanece com o mesmo valor que a número 1 de 2013.

      Será que iremos ter outra novela mexicana para o lançamento do uniforme 2 de 2013? Só nos resta aguardar para sabermos...

      Grande abraço a todos.

      Paulo Brazil.
      Amante do Esquadrão!!!

      Excluir
  3. Ruy, boa noite! Amigo, como faço pra comprar essa camisa sem os patrocínios? Já vi muitos torcedores em Pituaçu com a camisa "bicolor" de 2012 sem os patrocínios da OAS e da NETSHOES... como faço pra comprar ela toda lisa, sem nada?

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. Rapaz... Também tenho essa mesma dúvida! Como comprar uma camisa do Bahia sem patrocínio??? Será que alguém por aí não sabe?

    ResponderExcluir
  5. Amigos, já vi algumas sem patrocínio, mas não faço idéia de como conseguir...

    ResponderExcluir
  6. aee galera, muito legal esse post, e ainda mais, admiro bastante o blog. parabens por voces tambem terem aparecido no programa doentes por futebol da espn. abraços!

    ResponderExcluir
  7. Só tem um probleminha nessa camisa,se é pra ser igual ao do Manchester United por que fizeram essa merda na gola,deveriam deixar igual a do Manchester pelo menos ficava mais bonita do que isso ai...

    ResponderExcluir
  8. Salve camaradas!!!

    Queria que vocês postassem um artigo aqui no blog sobre as novas camisas de treino e de goleiro do Bahia para as temporadas 2013/2014, principalmente a nova de goleiro amarela, que cá para nós além de não ter sido uma camisa feita para o Bahia, como sempre, a fornecedora faz com o Bahia e com o Coritiba, bordaram o nosso escudo em uma camisa casual da própria NIKE e inflacionaram o valor da camisa, além do mais as nossas estrelas ficaram "camufladas" no amarelo exagerado da camisa nova!!!

    Grade abraço a todos!

    Paulo Brazil!
    Amante do Esquadrão!

    ResponderExcluir
  9. tou esperando meu caro Ruy, um post de vcs sobre a nova camisa...a 3a, não curti, pelas fotos que eu vi…ao vivo não sei como está…mas não gostei do estilo…e não é pq é rosa…fosse vermelha tb não gostaria…não gostei desse estilo…talvez se fosse um azul e branco…mas num curti…pelo menos em foto…mas tenho visto muitos comentários homofóbicos…é coisa de gay, de viado, ou machistas do tipo “é de mulherzinha”…deixa a sexualidade de lado…o lance aqui é estético…

    ResponderExcluir
  10. Caro Ruy, o que vcs acharam da nova camisa rosa do Bahia, ela não merece um post?

    ResponderExcluir
  11. Caros amigos... Arilde está aprontando o post sobre a nova camisa third. Só para constar a minha opinião pessoal: gostei. O degradê deveria continuar nas costas e o rosa até chama a atenção para a camisa. Só para lembrar, quando o Atletico - Mg lançou uma camisa rosa para treino, caíram matando. Foi uma das mais vendidas...
    O posta sai já. Seguirei com o post sobre a de goleiro, Abs

    ResponderExcluir