TRANSLATION

Pesquisar neste blog

terça-feira, 15 de setembro de 2009

1998, A PRIMEIRA CAMISA COMEMORATIVA

Em 1998, a Penalty mais uma vez inovou: pela primeira vez na história do Bahia, o clube lançava (e usava) um uniforme comemorativo. Como não poderia deixar de ser, este modelo era alusivo à maior conquista da história tricolor, o título brasileiro de 88, que naquela ano completava 10 anos.

A camisa em si não trouxe nada de novo em termos de design e, consequentemente, não fez jus à grandiosidade da conquista à qual ela homenageava: camisa branca bem simples, com detalhes em azul; gola pólo e punhos das mangas (na versão manga curta) com detalhes tricolores, número 10 à frente e às costas (referência aos 10 anos da conquista) e o nome “E.C. Bahia” às costas, no local normalmente reservado ao patrocínio. Era vendida em versões de manga curta e manga longa. Nas mangas, mais detalhes: na direita, a inscrição “10 anos Campeão Brasileiro 1988” e na esquerda uma bandeira do Brasil bordada. Nas camisas vendidas em lojas, um bottom preso à gola era fornecido como brinde, onde dentro dele vinha o escudo do Bahia escrito "Bahia 10 anos campeao brasileiro 1988 - Penalty" ao redor do mesmo.

Em campo, essa camisa estreou contra o CSA, num jogo pela Copa do Nordeste de 98, numa noite de quinta-feira na Fonte Nova (deu Bahia 2x0). Infelizmente, ficaremos devendo as fotos da camisa em ação.

Se não foi uma das mais primorosas camisas que a Penalty fez para o Bahia, o lançamento dela valeu mais pela jogada de marketing e pela novidade, já que era uma peça lançada principalmente para o torcedor, ou seja, um foi um lançamento puramente mercadológico. Mas valeu pelo ineditismo de uma camisa comemorativa.



5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bom... feeeeia, feia, ela não é. Só é sem sal, daquelas "nem fede nem cheira"... hehehe
    Como eu falei no post, trata-se de uma camisa muito simples parao motivo pela qual ela foi lançada.

    ResponderExcluir
  3. Além de totalmente sem graça, não lembra em nada a camisa do título de 88 à qual deveria fazer alusão. Serviu também para comemorar os dez anos do Bahia, àquela época, sem títulos relevantes...(agora já são 21 anos. Que tal fazer outra camisa?????)

    ResponderExcluir
  4. Salve tricolores!!!


    Apesar de comemorativa, é uma camisa que tenho a impressão de ter sido feita pra loja, ou seja, unica é exclusivamente para ser vendida. Também concordo com Ruy que essa camisa deveria fazer alusão (de alguma forma) a grande conquista de 1988.

    Não chega a ser feia, ela é excessivamente simples, faltou mais ousadia do Departamento de Marketing, nesse aspecto a camisa passou batido mesmo.


    Paulo Brazil.
    Amante do Esquadrão.

    ResponderExcluir