TRANSLATION

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

CAMISA VERMELHA: A FÚRIA TRICOLOR

(foto: Todo Sobre Camisetas)


Depois de muito mistério, finalmente foi revelado o novo 3° uniforme do tricolor. Conforme já propalado maciçamente pelo marketing do clube, a camisa veio na cor vermelha (com detalhes em amarelo e azul) aludindo à seleção espanhola, campeã do mundo na última Copa. A princípio, a homenagem não faz muito sentido, pois, não obstante o fato de a Bahia possuir a maior colônia espanhola do país, esta nunca teve uma relação estreita com o time. Ao que parece, quiseram apenas pegar carona no bom momento da Espanha no cenário mundial (muito embora este humilde blog ache que a decisão de se fazer uma camisa vermelha só foi tomada após a nossa descoberta da camisa vermelha de 64, já que, a princípio, o que se divulgava no primeiro semestre era que a nova camisa seria cinza/prata, numa alusão ao "Esquadrão de Aço")
Apelidada pelo clube de "Fúria Tricolor", ela estreou no jogo contra o Coritiba, em Pituaçu. A exemplo de 2007, quando o Bahia também estreou um terceiro uniforme, o Bahia empatou um jogo em casa na estréia da camisa, com direito a penalty perdido pelo artilheiro do time. Coincidências do futebol.
Quanto à camisa em si, está sendo um caso de amor ou ódio: muita gente tem gostado da camisa, ao passo que outras pessoas tem odiado. Não tem meio termo. Na opinião do blog, a camisa está linda, muito bem concebida. O layout da camisa é inédito, fato raro na Lotto, que tem o péssimo costume de adaptar seus lay-outs padronizados que já saíram de linha na Europa. Ponto pra fornecedora. Outra novidade é a tipografia da fonte dos números às costas, também inédita (e de bom gosto, diga-se de passagem). O que mais chamou a atenção, ademais da cor, foi a gola. A "imitação" de gola polo, aplicada na própria camisa, não é uma coisa inédita em se tratando de camisas de futebol - o próprio Bahia já suou uma camisa assim em 2007, na época da Diadora - mas caiu muito bem no conjunto da camisa. A extremidade das mangas e a barra da camisa vieram com detalhes em amarelo, e o logo da Lotto nas mangas veio em azul. Atrás, na gola, a inscrição "Fúria Tricolor" e, logo abaixo, duas pequenas bandeiras da Bahia e da Espanha completam o visual
Enfim, no conjunto da obra, ainda mais formando com o calção e meião, a camisa ficou perfeita. O único porém, fica por conta do logotipo do patrocinador master. Não precisava ser gigante daquele jeito (o rival, também patrocinado pela mesma empresa, tem um logotipo de tamanho compatível com a camisa).
A repercussão da camisa também foi forte dentre os colecionadores e apreciadores de camisas de futebol, mesmo entre os não torcedores do Bahia. Veja, por exemplo, os debates no Minhas Camisas e no blog uruguaio Todo sobre Camisetas.
Enfim, a camisa tem tudo pra virar um sucesso de vendas e ser uma das cmaisas mais marcantes que o clube já teve.



Mock-ups dos conjuntos de camisa, shorts e meiões (foto: site oficial do clube)


Evento de lançamento da nova camisa, momentos antes da partida (foto: Sempre Bahia)


Time posando para foto

Lay-out da camisa é inédito...

...bem como a tipografia da fonte dos númertos às costas



10 comentários:

  1. Sensacional. Mas ficaria ridiculo com um calção vermelho ou mesmo meiões dessa cor. No máximo, brancos.

    ResponderExcluir
  2. Afinal de contas o logo da Lotto nas mangas é azul ou amarelo? na loja88.com.br está amarelo e no jogo foi azul.

    ResponderExcluir
  3. achei bem bonita, principalmente a de Fernando, é um azul lindo!

    BBMP! sempreeeee

    http://maria-chuteira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Fala, Marcos. Tamb'em estamos com essa duvida. Vi a camisa que ira para a VivaBaea e o logo eh azul, mas, de fato, a da Loja88 tem logo amarelo e nao tem as bandeirinhas da Bahia e da Espanha nas costas. So a Lotto pode esclarecer...

    ResponderExcluir
  5. Ruy, você tem algum contato que possa ajudar a responder? Nunca obtive resposta nos contatos com om twitter da Lotto.

    ResponderExcluir
  6. Rapaz, pela TV ou em foto é linda...mas de onde eu estava do estádio, do lado da avenida que sai na UCSAL o calção parecia + preto do quê qualquer outra coisa...isso me deu uma raiva da porra...pensei que era o outro time daqui jogando...mas vendo de perto é linda mesmo, mas tem q pensar q tem gente vendo do estádio tb...

    ResponderExcluir
  7. Já tá no Planeta Mockup o seu link, Ruy! Obrigado, fico muito feliz e honrado em participar desse maravilhoso projeto!

    ResponderExcluir
  8. Salve amantes do Esquadrão!!

    Essa camisa é quase toda perfeita, achei ela simplesmente maravilhosa, mas que bem que a OAS poderia "aliviar" no tamanho da fonte da logomarca, não??

    No mais,ela é muito linda.

    Paulo Brazil.

    ResponderExcluir
  9. bom dia pessoal , nao sou nem torcedor do bahia , mas achei essa camisa bem bonita, vi ela pessoalmente , ainda hoje encontro em algum lugar ela pra vender ? muito obrigado

    ResponderExcluir