Vez por outra nos deparamos com algumas novidades que nos deixam de queixo caido. Pensei que soubesse tudo sobre as camisas do Bahia, mas ouvi muitas vezes meu pai dizer: "o Bahia usou uma camisa vermelha num torneio que jogou em Nova Iorque, se você não tiver essa, sua coleção nunca estará completa". Nunca levei muito isso a sério, porque, além de já ter fuçado tudo que pude sobre a história do Bahia, ele foi a única pessoa que me falou sobre a existência desse uniforme. Pouco tempo atrás, uma pista: Dodô, ele mesmo, que me deu a camisa de 1962, me disse que tinha uma foto do time na disputa desse torneio. Mais uma vez, com ajuda de seu irmão, Raimurildo, conseguiu a foto para mim. Se o uniforme nao é um primor estético, pelo menos, inova um pouquinho, trazendo para a camisa o vermelho relegado sempre ao meião e a alguns detalhes do acabamento do uniforme. Acho que o short poderia ser branco, mantendo-se o mesmo meião, mas, só a mudança já é interessante. Provavelmente, será impossível conseguir uma camisa dessas, mas, caso surja alguma, estará imediatamente postada nesse blog...Vocês verão aqui a foto do time e a foto da réplica perfeita da camisa já providenciada pelo colecionador Duda Sampaio. Ainda posto o texto da Wikipedia, também "pescado" por Duda, explicando o torneio com detalhes.
No ano de 1964 o Bahia participou do ISL (International Soccer League), torneio que foi disputado entre os anos de 1960 e 1965, e congregava equipes da Ásia, América do Sul, Canadá e México. O seu formato se assemelhava ao atual Mundial Interclubes. William Cox, um rico empresário americano, dono de um time de baseball (Philadelphia Phillies) via um amplo mercado inexplorado nos EUA para o futebol. O torneio, inicialmente jogado em Nova York depois se expandiu para outras cidades americanas: Chicago, Detroit, Boston e Los Angeles. Os campeões foram: 1960 – Bangu (BRA); 1961 – Dukla Praga (TCHE); 1962 – América-RJ (BRA); 1963 – West Ham United (ING); 1964 – Zaglebie Sosnowiec (POL); 1965 – Polônia Byton (POL). A participação do Bahia foi vexatória: participando do Grupo I, juntamente com o Werder Bremen (ALE), Heart of Midlothian (ESC), Lanerossi-Vicenza (ITA) e o Blackburn Rovers (ING), o time ficou em último no seu grupo, jogando seis partidas, com 2 empates e 4 derrotas, marcando 5 gols e sofrendo 12 tentos. A camisa que o Bahia usou era toda vermelha, gola pólo e punhos azuis.
http://en.wikipedia.org/wiki/
Muito bom!!!
ResponderExcluirParabéns pelo achado, Ruy... vc é o cara!!!
CARA, CAIU NA MINHA MÃO!!!! DEI SORTE DESSA VEZ. A RÉPLICA DO DUDA FICOU FANTÁSTICA QUERO VER PESSOALMENTE...
ResponderExcluirShow de bola, parabéns!!
ResponderExcluir+/-
ResponderExcluirMassa
ResponderExcluirMuito boa , otimo blog .
ResponderExcluirgosteei desse modelo vermelho, e como vc disse, calções brancos ficariam melhores ;D
ResponderExcluirse nao me engano no canto esquerdo no fundo, é o uniforme de goleiro? branco com o escudo grandão no meio?
Mauricio, de início tive essa impressão sobre a camisa de goleiro, mas analisando melhor a foto, ela parece ser cinza claro... obrigado pela visita.
ResponderExcluirEu sempre achei que a camisa listrada deveria ser a primeira, que a segunda deveria ser azul(imagina o Bahia jogando com o uniforme parecido com o da seleção Francesa? Camisa azul, calção branco e meiões vermelhos), e uma terceira camisa vermelha. Acho que o branco não é tão vivo, tão apaixonate como as outras cores.
ResponderExcluirnaked.label
ResponderExcluirPor sinal eu sempre compro as camisas tricolores do Bahia...A unica branca que tenho é a retro de 1988. Lembro que tive uma compatrocinio da renner branca, qndo era criança....atualmente tenho 6 para uso e 5 tricolores( 2009 lotto, 2008 lotto,2007 diadora 2007, penalty 2002 e 1998 penalty das listras transversais que só uso em dia de jogo para conservar) e uma retrô branca
Marcos, comecei minha coleção com 6 camisas... hoje tenho 136, mais 2 chegando... O meu calo é o Arilde que já está quase me alcançando!
ResponderExcluirQue nada, Ruy... depois que você me conheceu, aí foi que você disparou! Tá difícil te alcançar... hehehe.
ResponderExcluirNo mais, concordo com a opinião do "naked.label", um uniforme estilo seleção francesa ficaria show. Acho que a gente precisaria de um marketing mais ousado, que tivese coragem de fazer certas inovações. Para se ter uma idéia, divulguei esta camsia vermelha na comunidade oficial do clube no Orkut e a aceitação foi grande. A grande maioria compraria esta camisa se ela fosse fabricada e comercializada.
Posso confirmar o que o Arilde citou sobre a camisa na comunidade do orkut pois participo dela. A aceitação foi bastante positiva...não lembro se teve alguém que não gostou!!!
ResponderExcluirAh, vi uma reportagem na globo que o vermelho deixa nós homens mais atraentes para as mulheres....hehehe
Ruy apesar de você ser tricolor, é meu freguês no Ping pong eheheh!! Abração
ResponderExcluirDirk
o rival teria sido vice desse torneio! rsssss!
ResponderExcluirFala, Dirk... Ser tricolor é meu único defeito, mas tenho orgulho dele...rs Vê se aparece, rapá!
ResponderExcluirGostei do padrão, mas o calção eu deixaria azul mesmo, com meião branco e listras tricolores. Massa, velho! Sempre achei que o Bahia devia ter uma camisa vermelha, mas não sabia que já existiu uma!
ResponderExcluirEssa camisa vermelha tem réplica à venda? Bonitinha, a danada...
ResponderExcluirEla não vingou pelo resultado do torneio!
ResponderExcluirO Bahia podia ter tanto a azul quanto a vermelha, 4 camisas de jogo!
Alô Arilde, parabens pelo Blog, muito bom mesmo!! Fiquei meio assustado com essa camisa vermelha do Bahia, mas depois achei ele bonita!1 hehehehehe
ResponderExcluirabraços!!
Maurílio: Nâo, esta camisa não está à venda. A réplcia mostrada nesta postagem é filha única e foi confeccionada apenas para ilustrar esta postagem e apara um projeto futuro de um livro sobre a história das camisas do Bahia.
ResponderExcluirUelberte: Valeu, meu velho! Continue a nos prestigiar! Abração!
Olá tudo bem, quando criança meu pai me deu um jogo de 11 camisas oficiais do Bahia REPLAY, com o passar do tempo elas foram sendo subtraidas e hoje só me resta uma, pedi para um amigo que tem uma loja de confecções para tirar cópias fieis para mim. Ela é toda branca com escudo bordado (tipo patch),nome REPLAY pintado e listras no ombro parecidas com o da marca adidas. Se Deus quiser em breve estarei vendendo, caso alguém tenha interesse é só manter contato através de e-mail (e.germano@gmail.com).
ResponderExcluirFala Pessoal do Camisa do Bahia e a todos os torcedores e apaixonados pelo Bahia. Pensando em especial em todos os torcedores residentes em Salvador, resolvemos passar a fornecer as camisas retrô do Bahia que fizeram sucesso, diretamente daqui, evitando assim despesas com Frete. E não podiamos deixar de lançar esse modelo fantástico, usado pelo nosso Bahia em Nova York.
ResponderExcluirAcessem nosso Perfil no Orkut e confiram:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=2675802396997105921&rl=t
MSN: bahiaretro@hotmail.com
Grande abraço ao pessoal do Camisa do Bahia e a todos os torcedores!
Saudações Tricolores!