TRANSLATION

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 30 de julho de 2010

A CAMISA VERMELHA DO BAHIA


Vez por outra nos deparamos com algumas novidades que nos deixam de queixo caido. Pensei que soubesse tudo sobre as camisas do Bahia, mas ouvi muitas vezes meu pai dizer: "o Bahia usou uma camisa vermelha num torneio que jogou em Nova Iorque, se você não tiver essa, sua coleção nunca estará completa". Nunca levei muito isso a sério, porque, além de já ter fuçado tudo que pude sobre a história do Bahia, ele foi a única pessoa que me falou sobre a existência desse uniforme. Pouco tempo atrás, uma pista: Dodô, ele mesmo, que me deu a camisa de 1962, me disse que tinha uma foto do time na disputa desse torneio. Mais uma vez, com ajuda de seu irmão, Raimurildo, conseguiu a foto para mim. Se o uniforme nao é um primor estético, pelo menos, inova um pouquinho, trazendo para a camisa o vermelho relegado sempre ao meião e a alguns detalhes do acabamento do uniforme. Acho que o short poderia ser branco, mantendo-se o mesmo meião, mas, só a mudança já é interessante. Provavelmente, será impossível conseguir uma camisa dessas, mas, caso surja alguma, estará imediatamente postada nesse blog...Vocês verão aqui a foto do time e a foto da réplica perfeita da camisa já providenciada pelo colecionador Duda Sampaio. Ainda posto o texto da Wikipedia, também "pescado" por Duda, explicando o torneio com detalhes.

No ano de 1964 o Bahia participou do ISL (International Soccer League), torneio que foi disputado entre os anos de 1960 e 1965, e congregava equipes da Ásia, América do Sul, Canadá e México. O seu formato se assemelhava ao atual Mundial Interclubes. William Cox, um rico empresário americano, dono de um time de baseball (Philadelphia Phillies) via um amplo mercado inexplorado nos EUA para o futebol. O torneio, inicialmente jogado em Nova York depois se expandiu para outras cidades americanas: Chicago, Detroit, Boston e Los Angeles. Os campeões foram: 1960 – Bangu (BRA); 1961 – Dukla Praga (TCHE); 1962 – América-RJ (BRA); 1963 – West Ham United (ING); 1964 – Zaglebie Sosnowiec (POL); 1965 – Polônia Byton (POL). A participação do Bahia foi vexatória: participando do Grupo I, juntamente com o Werder Bremen (ALE), Heart of Midlothian (ESC), Lanerossi-Vicenza (ITA) e o Blackburn Rovers (ING), o time ficou em último no seu grupo, jogando seis partidas, com 2 empates e 4 derrotas, marcando 5 gols e sofrendo 12 tentos. A camisa que o Bahia usou era toda vermelha, gola pólo e punhos azuis.


http://en.wikipedia.org/wiki/International_Soccer_League

23 comentários:

  1. Muito bom!!!

    Parabéns pelo achado, Ruy... vc é o cara!!!

    ResponderExcluir
  2. CARA, CAIU NA MINHA MÃO!!!! DEI SORTE DESSA VEZ. A RÉPLICA DO DUDA FICOU FANTÁSTICA QUERO VER PESSOALMENTE...

    ResponderExcluir
  3. gosteei desse modelo vermelho, e como vc disse, calções brancos ficariam melhores ;D


    se nao me engano no canto esquerdo no fundo, é o uniforme de goleiro? branco com o escudo grandão no meio?

    ResponderExcluir
  4. Mauricio, de início tive essa impressão sobre a camisa de goleiro, mas analisando melhor a foto, ela parece ser cinza claro... obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre achei que a camisa listrada deveria ser a primeira, que a segunda deveria ser azul(imagina o Bahia jogando com o uniforme parecido com o da seleção Francesa? Camisa azul, calção branco e meiões vermelhos), e uma terceira camisa vermelha. Acho que o branco não é tão vivo, tão apaixonate como as outras cores.

    ResponderExcluir
  6. naked.label

    Por sinal eu sempre compro as camisas tricolores do Bahia...A unica branca que tenho é a retro de 1988. Lembro que tive uma compatrocinio da renner branca, qndo era criança....atualmente tenho 6 para uso e 5 tricolores( 2009 lotto, 2008 lotto,2007 diadora 2007, penalty 2002 e 1998 penalty das listras transversais que só uso em dia de jogo para conservar) e uma retrô branca

    ResponderExcluir
  7. Marcos, comecei minha coleção com 6 camisas... hoje tenho 136, mais 2 chegando... O meu calo é o Arilde que já está quase me alcançando!

    ResponderExcluir
  8. Que nada, Ruy... depois que você me conheceu, aí foi que você disparou! Tá difícil te alcançar... hehehe.
    No mais, concordo com a opinião do "naked.label", um uniforme estilo seleção francesa ficaria show. Acho que a gente precisaria de um marketing mais ousado, que tivese coragem de fazer certas inovações. Para se ter uma idéia, divulguei esta camsia vermelha na comunidade oficial do clube no Orkut e a aceitação foi grande. A grande maioria compraria esta camisa se ela fosse fabricada e comercializada.

    ResponderExcluir
  9. Posso confirmar o que o Arilde citou sobre a camisa na comunidade do orkut pois participo dela. A aceitação foi bastante positiva...não lembro se teve alguém que não gostou!!!
    Ah, vi uma reportagem na globo que o vermelho deixa nós homens mais atraentes para as mulheres....hehehe

    ResponderExcluir
  10. Ruy apesar de você ser tricolor, é meu freguês no Ping pong eheheh!! Abração

    Dirk

    ResponderExcluir
  11. o rival teria sido vice desse torneio! rsssss!

    ResponderExcluir
  12. Fala, Dirk... Ser tricolor é meu único defeito, mas tenho orgulho dele...rs Vê se aparece, rapá!

    ResponderExcluir
  13. Gostei do padrão, mas o calção eu deixaria azul mesmo, com meião branco e listras tricolores. Massa, velho! Sempre achei que o Bahia devia ter uma camisa vermelha, mas não sabia que já existiu uma!

    ResponderExcluir
  14. Essa camisa vermelha tem réplica à venda? Bonitinha, a danada...

    ResponderExcluir
  15. Ela não vingou pelo resultado do torneio!
    O Bahia podia ter tanto a azul quanto a vermelha, 4 camisas de jogo!

    ResponderExcluir
  16. Alô Arilde, parabens pelo Blog, muito bom mesmo!! Fiquei meio assustado com essa camisa vermelha do Bahia, mas depois achei ele bonita!1 hehehehehe
    abraços!!

    ResponderExcluir
  17. Maurílio: Nâo, esta camisa não está à venda. A réplcia mostrada nesta postagem é filha única e foi confeccionada apenas para ilustrar esta postagem e apara um projeto futuro de um livro sobre a história das camisas do Bahia.

    Uelberte: Valeu, meu velho! Continue a nos prestigiar! Abração!

    ResponderExcluir
  18. Olá tudo bem, quando criança meu pai me deu um jogo de 11 camisas oficiais do Bahia REPLAY, com o passar do tempo elas foram sendo subtraidas e hoje só me resta uma, pedi para um amigo que tem uma loja de confecções para tirar cópias fieis para mim. Ela é toda branca com escudo bordado (tipo patch),nome REPLAY pintado e listras no ombro parecidas com o da marca adidas. Se Deus quiser em breve estarei vendendo, caso alguém tenha interesse é só manter contato através de e-mail (e.germano@gmail.com).

    ResponderExcluir
  19. Fala Pessoal do Camisa do Bahia e a todos os torcedores e apaixonados pelo Bahia. Pensando em especial em todos os torcedores residentes em Salvador, resolvemos passar a fornecer as camisas retrô do Bahia que fizeram sucesso, diretamente daqui, evitando assim despesas com Frete. E não podiamos deixar de lançar esse modelo fantástico, usado pelo nosso Bahia em Nova York.

    Acessem nosso Perfil no Orkut e confiram:
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=2675802396997105921&rl=t
    MSN: bahiaretro@hotmail.com

    Grande abraço ao pessoal do Camisa do Bahia e a todos os torcedores!
    Saudações Tricolores!

    ResponderExcluir