TRANSLATION

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

QUE CAMISA É ESSA - PARTE 2



 Depois do post anterior, onde descobrimos uma camisa diferente que foi supostamente reprovada pela diretoria, o blog Camisa do Bahia mostra mais uma camisa que não chegou a vestir o elenco tricolor.
Já havíamos ouvido falar, há algum tempo, de um projeto que o Bahia tinha de lançar uma camisa cinza de tonalidade metálica alusiva ao apelido "Esquadrão de Aço". Esse boato, aliás, já vem desde a época da Penalty, em meados da década passada (que inclusive chegou a lançar uma enquete no site oficial pra escolher um terceiro uniforme que jamais foi lançado, e dentre as opções estavam algumas camisas cinza,veja foto abaixo). A idéia, porém, foi retomada pela Lotto, que foi a empresa que mais forneceu uniformes alternativos ao Bahia.
Pois bem, em 2009 começou a se ventilar na imprensa que o Bahia lançaria essa camisa "prateada", inclusive setoristas da rádio baiana que cobrem o Tricolor chegaram a noticiar como certo esse lançamento.
Daí veio o lançamento da nova coleção 2010/2011 (isso já em agosto de 2010!) e nós, do "Camisa do Bahia", nos fizemos presentes ao evento. Lá, mostramos ao pessoal do marketing do Bahia e a alguns diretores da Lotto uma tal camisa vermelha que o clube usou num torneio internacional jogado em Nova York em 1964, descoberta por nós. A camisa, obviamente, causou admiração e perplexidade a todos, não só pela beleza da mesma, como também pela novidade e ineditismo, pois, até então, não se sabia que o Bahia tinha utilizado uma camisa vermelha em sua história. Passa-se o tempo, e em pouco mais de 2 meses o Bahia lança o tão esperado terceiro uniforme de cor... VERMELHA!!! A camisa, apelidada de "Fúria Tricolor", homenageava a Espanha, que tinha acabado de vencer a Copa do Mundo. Meses depois, um dos membros do departamento de marketing do tricolor nos confidenciava que a inspiração para mudança de planos, ou seja, o abandono da camisa "de aço" e lançamento da Fúria, teve mesmo como inspiração a camisa vermelha que nós mostramos. Esta camisa, então, não foi aprovada e terminou sendo vetada, em detrimento à Fúria. Ponto pro blog!
Falando da camisa em si, ela tem as caracterísitcas da coleção 2010... patrocínio OAS na frente (o famigerado "eusonhOASsim"), Insinuante nas mangas ("IN") e a numeração das costas do mesmo padrão das camsias recém-lançadas. Do ponto de vista estético, a camisa não agrada: parece que pegaram uma camisa listrada do Bahia e "desbotaram" com água sanitária. Os detalhes em amarelo ajudam a quebrar um pouco a frieza dos tons de cinza, mas o conjunto da obra, no final, não ficou muito bom. A inscrição "Esquadrão de Aço", na região da nuca, cria a identidade da camisa. Se eles queriam dar um tom "metálico" à camisa, passaram longe, pois a camisa ficou, com muita boa vontade, apenas cinza. Porém, apesar de não agradar esteticamente, caso esta camisa fosse lançada, valeria pelo ineditismo e ousadia, e só. Pelo que me lembre, seria a primeira vez em toda a sua história em que o Bahia usaria uma camisa sem nenhuma de suas três cores (azul, vermelho e branco). Analisando friamente, acho que foi melhor terem lançado a Fúria, mesmo...
PS: veja, neste link, a cobertura do lançamento da coleção 2010 feita pelo blog BBMP. Veja que, no texto, o próprio presidente Marcelo Guimarães Filho confirmara, à época, a futuro lançamento de uma camisa "de aço". Veja também o comentário sobre a apresentação, por nós, da inédita camisa vermelha. Coincidência ou não, semanas depois o Bahia lançava uma camisa vermelha...

Inscrição "Esquadrão de Aço" no pescoço
Alguns protótipos para a terceira camisa do tricolor, que seria lançada pela Penalty em 2003/2004. Entre eles, alguns modelos cinza. A camisa jamais foi lançada.

15 comentários:

  1. Melhor realmente não ter sido lançada,
    parece como as minhas camisas ficavam depois que minha tia as maltratava no tanque.

    ResponderExcluir
  2. Salve amantes do Esquadrão!!!

    Caso esse modelo de camisa fosse aprovado, não estaria entre as minhas preferidas, não.

    Realmente é uma camisa "diferente", pra não dizer de gosto duvidoso, lembra muito um modelo que o Palmeiras-SP utilizou há alguns anos e que também não foi uma unanimidade entre os palmeirenses.

    Ainda bem que foi "arquivado" o projeto dessa camisa, misericórdia, kkkkkkkkk!!!!

    Grande abraço.

    Paulo Brazil.
    Amante do Esquadrão!!!

    ResponderExcluir
  3. Paulo, na verdade quem utilizou um modelo "prateado", até onde lembro, foi o Corinthians... veja esse link: http://img2.mlstatic.com/s_MLB_v_O_f_196283753_1482.jpg

    Particularmente não lembro do Palmeiras com camisa nesse tom. Mas de qualquer forma, concordamos que a camisa é fraquinha, fraquinha... hehehe

    ResponderExcluir
  4. Quando tirar a foto desliga o flash...ficou meio ruim de enxergar...e pq vcs num tiram em cima da cama? num lençol branco...fica menos poluída a visualização...fica a dica...e ainda + se tirar a foto no chão...sujando o manto sagrado-heheheh
    a camisa é bem + ou -, mas num achei tão feia assim não...prefiro tb os terceiros uniformes q utilizamos em 2010 e 2011...essa parece + do grêmio...achei o nome ESQUADRÃO DE AÇO bordado meio toscamente...vc num achou Ruy?

    Parabéns + 1 vez ao site...e vcs já tem notícia do uniforme novo?

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo, a camisa não é nossa, por isso só temos essas fotos. Quanto às novas, só em fevereiro. Nos primeiros jogos serão usadas camisas "tampão", confeccionadas pelo próprio clube... Vem bomba por aí...

    ResponderExcluir
  6. Eu achei a camisa muito bonita, poderia ser o 3. uniforme ou ate camisa de goleiro.

    ResponderExcluir
  7. Temia pelas famigeradas camisas-tampão, isso tinha acabado quando fechamos com a LOTTO em 2008. Já tinha até esquecido dos uniformes "remendados".

    ResponderExcluir
  8. Parabéns ao site que visito com freqüência. Também coleciono camisas do nosso esquadrão e me perco no meio de tantas que já dei, perdi ou fui roubado. Hoje são umas trinta, mas todas recentes; nao vou à procura por relíquias como imagino que vcs fazem.
    Nessa época da penalty eu rezava pela camisa prata no estilo Bayern München, com a trama uniforme e o aspecto reluzente como o aço deve ser.
    Lembrei da imagem no site oficial das opções e pedia por deus: - nao permita um negocio desses!!!
    Hoje com o acordo com a Nike nós estamos no circuito internacional sendo vistos, comentados e aplaudidos, mesmo que o quesito seja tão somente nosso uniforme.
    Ah, ia esquecendo, eu iria gostar desta camisa pálida pela ousadia vanguardista, que nunca conseguimos ser.
    Pra goleiro a prateada ou chumbo poderia ser permanente. Ah se diretoria ouvisse torcedor...
    ST
    Juarez Sebastian.
    Ortopedista
    Juazeiro. BA.

    ResponderExcluir
  9. Paulo, não esqueça que Diadora e Lotto também improvisaram. Há várias camisas dessas marcas no Bahia com patrocínios cobertos, outros silkados por cima... O inédito será ter uma camisa fabricada para ser usada apenas por 3 ou 4 jogos, até os novos ficarem prontos...
    Juarez, interessante a ideia da camisa prateada para goleiro. A única ressalva é que alguns goleiros são supersticiosos, preferindo usar uma ou outra cor... Fora isso, excelente sugestão. Abs a todos.

    ResponderExcluir
  10. Ruy,

    sobre essas camisas que o Esquadrão irá utilizar nas primeiras rodadas do Baianão 2012, é uma confecção própria, tipo uma que o Vasco da Gama utilizou um tempo atrás antes de fechar o contrato com a REEBOK?

    Lembro que nessa época, no lugar de ter a logomarca do fabricante, o clube cruzmaltino utilizava as iniciais VG, lembra??

    Sobre as camisas-tampão, não tem jeito mesmo, mudou de fornecedor, é isso mesmo, no resta aguardar, o engraçado sobre as camisas "provisórias" é que a logomarca da NETSHOES já está na manga, não consigo entender como para colocar a marca da NETSHOES foram tão rápido.

    Grande abraço, camarada!!!

    Paulo Brazil.
    Amante do Esquadrão!!!

    ResponderExcluir
  11. Fala, Paulo...
    Muito embora a pergunta tenha sido pro Ruy, permita-me dar um pitaco aqui...
    Sim, será mais ou menos o que aconteceu com o Vasco há uns anos, aquela história do VG... acho que eles usaram esse artifício da confecção própria duas vezes, a primeira foi na transição da Kappa pra Umbro, e depois mais recentemente, quando ocorreu aquele papelão da Champs.
    A "confecção própria" do Bahia, na verdade, é uma fábrica de abadás de carnaval do interior da Bahia que no ano passado forneceu as camsias de 8 times do campeonato baiano.
    Em breve nós iniciaremos uma série de post´s falando sobre as tais camisas tampão que o Bahia usou ao longo dos anos.
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Fala, Arilde!!!

    Valeu pelos esclarecimentos, camarada. Estarei sempre por aqui para conferir as novidades sobre os uniformes do NOSSO Esquadrão, principalmente agora nessa fase de transição de fornecedor!!!

    Uma pergunta para ambos: já que o Bahia não tem mais vínculo contratual com a LOTTO, porque que o nosso Esquadrãozinho não está utilizando as camisas com a marca "ECB" e sim a marca da LOTTO na Copa São Paulo de Jr.???

    Estamos fazendo propaganda de graça pra LOTTO, não??

    Gande abraço a todos!!!


    Paulo Brazil.
    Amante do Esquadrão!!!

    ResponderExcluir
  14. Paulo, respondendo apenas por mim: ineficiência do marketing. Poderia, perfeitamente, usar o uniforme da Lotto e cobrir os logos da marca, assim como o Botafogo faz há quase 6 meses, desde o litígio com a Fila... Além disso, como já citado, os uniformes "tampão" serão feitos por uma fábrica local, que talvez não tenha tido capacidade técnica de fornecer quantidade muito grande, que suprisse o profissional e o sub 18. Essa segunda parte é, obviamente, especulação... Abs

    ResponderExcluir