TRANSLATION

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

1993, O ANO DA CCS



Em 1993, o Bahia vestiu uma marca até então desconhecida: CCS. Era uma fabricante nacional que, no início dos anos 90, forneceu uniformes para vários times brasileiros (Santa Cruz, Londrina, Sampaio Correia, Bahia, dentre outros), tendo inclusive chegado a vestir o Vitória da Bahia, finalista do campeonato brasileiro daquele ano. A marca caracterizava-se pelo visual meio psicodélico dos seus desenhos, mas no Bahia ela fez um desenho sóbrio e tradicional. O tecido era uma malha grossa e quente, característica da época. Duas particularidades marcaram sua passagem pelo Bahia: a primeira era a presença da numeração também na frente da camisa, nos dois uniformes, fato não comum à época (esta configuração só era exigência em competições internacionais, que não era o caso do Bahia). A segunda, diz respeito à camisa listrada: pela primeira vez (e talvez única) vi o Bahia usando as listras da manga no mesmo sentido das listras da camisa. O padrão, como em qualquer uniforme listrado, era usar listras no sentido do comprimento das mangas (perpendicular à camisa). Vestindo CCS, o Bahia foi campeão baiano de 93, porém no campeonato brasileiro fez péssima campanha já vestindo PROONZE. Logo abaixo, vemos a camisa sendo usada por Luvanor e Marcelo Ramos, respectivamente, e o time campeão estadual de 93.



10 comentários:

  1. VOCÊ COMEÇOU MESMO COM AS QUE EU NÃO TENHO... APESAR DO MATERIAL SER MEIO TOSCO, GOSTO DA BRANCA COM ESSE DETALHE NOS OMBROS. ABÇ

    ResponderExcluir
  2. Leva a mal não, Ruy... sem ressentimentos, ok??? hehehe

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao trabalho de voces, muito bom mesmo.

    Abração e boa sorte!

    Euclides Almeida
    www.semprebahia.com

    ResponderExcluir
  4. Sensacional! Essa branca me traz boas recordações. Era quente pra diabo, pano bem vagabundo...Mas era um avanço!

    Mas no brasileiro de 93, só usamos Proonze.

    ResponderExcluir
  5. Valeu pelos comentários, galera! A ajuda de vocês é fundamental para enriquecer nosso modesto trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Ronei... na verdade, eu mes esqueci que no brasileiro o Bahia já vestia Proonze. Até porque naquele 6x0 contra o Cruzeiro no Mineirão já era Proonze mesmo. Já corrigi o post. e sempre que puder, continue nos prestigiando e nos ajudando.

    ResponderExcluir
  7. O calção azul da CCS era curioso, tinha uns balões vermelhos na lateral.

    Outra curiosidade: lembro que, no início da temporada, o Bahia fez um amistoso usando meiões azuis com listras vermelhas. Nunca tinha visto o Bahia de meias listradas.

    ResponderExcluir
  8. A CCS não era uma marca de primeira linha. O Bahia era o único time de destaque que a utilizava, assim como ocorria com a Replay. Felizmente eles não tentaram inventar por aqui, como fizeram com a camisa de eletrocardiograma do Vice.

    ResponderExcluir
  9. Salve tricolores!!!


    Ainda bem que já no Brasileirão nós já estávamos trajando os uniformes da PROONZE, não que os uniformes da CCS fossem tão feios assim, mas os da PROONZE eram mais bonitos, leves e modernos, sem comparação com a coleção anterior.

    Vestir CCS em casa é uma coisa, fora é outra...


    Paulo Brazil.

    ResponderExcluir
  10. Mas essa camisa da CCS eu achava linda!!! E realmente é uma bela peça, deveria ser reeditada pela atual fornecedora (Penalty) esses clássicos padrões que marcou a trajetória do Bahia!

    ResponderExcluir