TRANSLATION

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

ANO 2000 DE CAMISA NOVA


Se o ano de 2000 não foi um ano de glória para o tricolor - 11° na Copa João Havelange, 2 ° no baiano e eliminação precoce na Copa do Nordeste - pudemos contar com alguns jogadores conhecidos e aprovados nacionalmente. Dentre os que vestiram as camisas expostas neste post podemos lembrar de Jorge Wagner, Nonato, Reginaldo Nascimento, Bebeto Campos, Jefferson, entre outros.
Em termos de uniforme, a Penalty foi conservadora na camisa branca, qua ganhou gola polo azul e detalhes vermelhos nas barras das mangas; e pela primeira vez desde que chegou ao Bahia ela usava numeração na cor vermelha às costas. Já a camisa tricolor foi abandonada para dar lugar à camisa predominatemente azul, que não foi a terceira camisa, mas sim a segunda. Esta gerou polêmica e não agradou a todos. O azul royal predominava, intercalado por listras brancas e detalhes vermelhos nas golas e grandes faixas vermelhas nas laterais e nas mangas. Quando não havia patrocínio estampado, até dava para engolir, mas para o Brasileirão, quando passou a ser estampado Novo Palio ou Novo Marea por exemplo, o desastre foi total. O retângulo branco com o nome "vazado" azul poluia totalmente o visual. Outra peculiaridade foi a manutenção de um uniforme branco tipo "supporter" com uma faixa vermelha na manga "impressa" no próprio tecido. Desta vez, ao contrário dos anos anteriores, a versão "supporter" (mais barata e mais simples) era diferente da versão "de jogo".
Essa camisa estreou ainda em 99, porém sem patrocínios. Naquele emocionante 4x4 contra o Goiás no Serra Dourada, pela Série B daquele ano, por exemplo, o Bahia já envergava este modelo.
E por falar em patrocínios, o Bahia deixava a Hyundai porém continuava sendo apoiado por uma montadora, desta vez a honra coube à italiana Fiat (patrocínio este que perduraria até 2002).
Alguns confrontos memoráveis foram travados com esssas camisas, dentre os quais um contra o Flamengo na Fonte Nova vencido por 4x1 pelo Bahia com três gols de Jajá (lembram do ataque Jajá e Dedé???) e dois contra o Vasco, pela Copa João Havelange, 3x3 na Fonte (com show de Romário) e 3x2 para o tome carioca em São Januário, com o Bahia perdendo pênalti com o jogo 1X1 e a consequente eliminação do tricolor. De interessante, a incomum fórmula de disputa do Brasileiro daquele ano, em que cruzavam nas oitavas de final os doze primeiros colocados da primeira divisão (dentre eles o tricolor), com os três primeiros da Segundona - Paraná, São Caetano e Remo - além do campeão da Terceirona, o Malutrom.

Modelo "supporter" (note as faixas vermelhas nas mangas que a diferneciavam do modelo tradicional


Equipe de 2000

Uniforme 2 sendo usada na comemoaração pela conquista do campeonato baiano de 2001

7 comentários:

  1. Essa camisa estreou contra o São Caetano, num jogo em que o banco deles inteiro foi expulso...O miserável do Marcio Griggio acertou um tijolo do meio campo, e o jogo acabou 2x2. Eu achava que tinha sido contra o Avaí, mas um amigo afirmou ser contra o Azulão.

    Jogo memorável foi também os 3x1 contra o Vasco, onde Felipe Alvim maluco fez 1 gol de bicicleta...Mas acho que foi com a camisa dos 500 anos...

    ResponderExcluir
  2. Aliás, eu vi uns caras por aí com essa camisa, com patrocínio da TELEMAR. Alguém sabe algo a respeito?

    ResponderExcluir
  3. Ronei, isso foi mesmo em 2000. No intervalo em que o Bahia ficou sem patrociínio, antes de fechar com a Fiat, o time fechou patrocínios temporários, tipo por um ou dois jogos. Foi assim com Telemar, com Maxitel e Correio da Bahia. Lembro bem desses 3, não sei se teve mais. Geralmente eram nos jogos em casa e, salvo engano, quando eram transmitidos pela TV. Outro dia vi exatamente essa camisa com o patrocínio Maxitel num cara na rua, e já vi uma dos 500 anos com Correio da Bahia aplicado em cima.

    ResponderExcluir
  4. E quanto à estréia da camisa, acho que não foi contra o Azulão não... como eu disse no post acima, naquele 4x4 contra o Goiás (todos golaços, diga-se de passagem) o Bahia já usava esta camisa, veja no Youtube. E esse jogo no Serra Dourada foi anterior à partida na contra o São Caetano, que foi já no finalzinho da fase classificatória. Eu estava na Fonte nesse jogo, foi um meio de semana à noite, e era um dos jogos mais esperados do campeonato, pois o Azulão, que tinha subido no ano anterior junto com o Avaí, vinha surpreendendo e disputando pau a pau com Bahia e Goiás a liderança do campeonato. O São Caetano acabou a primeira fase líder, mas foi eliminado em casa pelo Santa Cruz, que se classificou com as calças na mão em oitavo e apenas na última rodada.

    ResponderExcluir
  5. Galera, o jogo do São Caetano foi antes... Alex Guimarães tomou um frango... O 4x4 já foi na fase decisiva...

    ResponderExcluir
  6. Foi não, Ruy... na fase decisiva o Bahia jogando contra o Goiás empatou em Goiânia e perdeu em casa por 2x1. Eu tava nesse jogo da Fonte também, o gol do Bahia foi de Ueslei de penalty, no gol da ladeira.
    Com certeza o 4x4 foi na fase classificatória.

    ResponderExcluir
  7. Esta camisa é uma relíquia. Perdi o bonde da história e quando quis adquirir uma, não encontrei em nenhuma loja de materiais esportivos.

    ResponderExcluir