TRANSLATION

Pesquisar neste blog

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

CAMISAS RETRÔ. RETRÔ?

De uns tempos pra cá, uma onda saudosista invadiu o mundo das camisas de futebol: são as famosas camisas "retrô". Camisas que marcaram época ou que vestiram equipes na conquista dos seus principais títulos são relançadas nos dias atuais, ora mantendo a mesma qualidade do material da época, ora modernizadas com a tecnologia atual mas com os traços que lhe fizeram famosas Brasil (ou mundo) afora.
Eu, por exemplo, tenho visto uma série de lançamentos dessas camisas chamadas "retrô" de diversos times do Brasil e do exterior. Algumas são verdadeiras pérolas, como a do Liverpool, que vi na Centauro este fim de semana. A coleção do Internacional-RS , assim como a do São Paulo, ambas da Reebok, está tão linda, que nao ficaria feio usá-la para ir a uma festa (percebam na camisa do São Paulo o esmero no tecido amarelado, pra dar um aspecto "envelhecido", deixando-a mais paracida com a da época).
O Bahia, é claro, não poderia ficar fora dessa moda. Começou extra-oficialmente com uma ou outra confecção independente fazendo camisas por conta própria, à revelia do clube (exemplos aqui e aqui ), algumas delas tão mal feitas que em quase nada lembram as camisas aludidas (percebam nos links anteriores o logo da Adidas em azul, sendo que na época era vermelho). Depois de algum tempo, o time se rendeu ao modismo e lançou recentemente sua coleção retrô. Nada melhor, então, que comemorar os títulos de 59 e 88. Pra começar, fizeram campanha no site do tricolor pedindo que os torcedores cedessem camisas da época para servirem de modelo. Como assim? O Bahia não tem camisas da época no seu acervo? Não há fotografias da época para que se copie o modelo? Péssimo começo. Depois de muita demora, saem as duas camisas quase simultaneamente e... decepção!!! Pra começar, falarei da mais "defeituosa": a de 88. Imperdoável o fato de estaparem uma estrela sobre o escudo. Gostaria que alguém me dissesse quando foi que o Bahia jogou com uniforme com uma estrela no peito. O título da Taça Brasil de 59 passou a ser aludido na camisa somente após a conquista do Brasileirão de 88, quando passaram a estampar DUAS estrelas. Nem a CBF reconhece esses títulos da Taça Brasil como equivalentes ao Campeonato Brasileiro, o que eu acho um equívoco, pois esse era o campeonato mais importante da época e classificava para a Libertadores... Mas essa é outra discussão. Outra coisa: a camisa da época era da Adidas. Se não pode se fazer um acordo para que esta fabrique a camisa retrô da marca, se não dá para colocar as três listras características da marca, então não coloque nenhuma. Agora, colocar duas listras? A emenda saiu pior que o soneto... Para concluir, cadê o Coca-Cola? O Bahia de 88 usou a marca em todas as partidas. Também não gosto de nomes enormes no meio da camisa do meu time, mas já que tinha na época, porque não colocar agora??? A camisa do Liverpool, a qual me referi no começo do post, tem o patrocínio da época e não o atual. Perfeita. O Palmeiras, pra citar um exemplo doméstico, também lançou recentemente sua camisa retrô e fez uso do antigo patrocinador da época. O Bahia não poderia fazer o mesmo???

Com relação a de 1959, poucos defeitos perceptíveis. Essa, só vi em foto, mas já dá para perceber duas falhas: primeiramente, a gola, que nessa reedição virou polo. Não era assim na época. Era em "V", com gola pontuda e grande para os padrões de hoje. Mas, se vamos reeditar a daquele tempo, tentemos fazer o mais próximo possivel. A segunda falha: o Bahia não usava escudo naquela época!!! Porque a retrô tem escudo??? Aliás, em 1959 e até algum tempo depois, o uniforme do Bahia era camisa branca ou tricolor, calção azul com faixa de tecido amarrada ou costurada na cintura e meião CINZA. Isso mesmo, cinza...

Ademais, é o seguinte: o tecido é bacana (a de 59, inclusive, parece "lavada", para dar impressão de desgaste do material), parecido com o da época mas com acabamento bem mais caprichado. A intenção vale bastante, já que o Bahia tem que lançar mão de tudo que for possível para vender sua marca e lucrar com isso. Só falta ter voz um pouco mais ativa nessas "jogadas" de marketing para que seus símbolos e sua história não sejam maltratados pela modernidade.


(Texto com a colaboração de Arilde Junior)


Camisa retrô de 88: uma estrela? Duas listras? Deprimente.





Camisa retrô 59: a original não tinha escudo e a gola era maior

16 comentários:

  1. Há tempos esperava uma camisa retrô oficial pois quero muito uma. Relutei em comprar as "alternativas" pois há algum tempo compro apenas oficiais, mesmo que tenha que esperar depois do lançamento o preço diminuir ou no lançamento, pela internet, mesmo sem ver, como a ultima, em 2009 pois estou em Brasília desde março/09. Agora eles lançam essa coisa feia e sem "nada" da camisa de 1988!!!!
    Saca***** com o torcedor apaixonado.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Marcos... apesar de não ser muito fã dessa moda retrô em camisas de futebol, esperei muito por um lançamento oficial. Até cheguei a comprar uma dessas não-oficiais de 88 que vendem pela internet, mas me decepcionei. Um dos motivos foi justamente a questão do logotipo azul da Adidas, que na época era vermelho. Ou seja, dá pra perceber que esse pessoal só quer mesmo ganhar dinheiro, não tem comprometimento algum com em no mínimo conhecer o Bahia. Infelizmente o torcedor não conhece a história do seu clube do coração, e esta ignorância os leva a comprar essas camisas achando que estão levando algo igual à da época. Fora o fato de que o Bahia não ganha nada com essas vendas independentes. Lamentável.

    ResponderExcluir
  3. No dia em que lançarem uma réplica da camisa da UMBRO, penso seriamente no caso. Agora, essas da Lotto...Francamente.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você e aproveito para convidar para conhecer meu flog com camisas do Bahia:
    www.dudapeltier.fotoblog.uol.com.br
    Estou mandando fazer todas as camisas do Bahia desde 1931, algumas já estão prontas, dê uma olhada.

    ResponderExcluir
  5. Na verdade esta sua iniciativa me inspirou a ir um pouco mais longe, e através de pesquisa tenho conseguido fotos antigas do Bahia, e mando fazer as camisas segundo os padrões da época. Claro que algumas são difíceis de serem feitas, os tecidos de hoje são diferentes, as padronagens e tonalidades do azul são dedutivas. O máximo que a gente pode saber é se o azul era mais claro ou mais escuro, usando um Photoshop da vida. Algumas camisas estão absolutamente perfeitas, outras nem tanto. Ainda faltam algumas.

    ResponderExcluir
  6. E observe mais: as fotos de 59 mostram que as duas camisas tricolores são diferentes, foi uma em cada jogo, com as faixas verticais invertidas ou com tonalidades de azul diferentes. Sem escudo, é claro! Aliás, aproveito para perguntar se vc sabe a partir de que ano o escudo mudou de sport club para esporte clube.

    ResponderExcluir
  7. Arilde, gosto muito desse blog. concordo com tudo que vc falou sobre as camisas eu mesmo tenho várias camisas "alternativas. não sei se estou enganado, eu sempre vi na foto oficial do jogo de 88 ou a foto mai s famosa digamos assim com o logotipo adidas azul, até na foto que vc colocou acima eu "enchego" o logo azul, eu sei que nessa mesma partida foi um "mangue" o bahia usou camisa com logo adidas, camisa sem logo e camisa com logo de outra marca que ñ m recordo agora. Eu sei que logo oficial era vermelho um amigo meu tem a camisa da época. mai s realmente nesse jogo da final eu sempre vi com o logo azul. abraços. belo blog. bora bahea!!!
    outra coisa .. eu odiei as camisas que foram lançadas recentemente pela lotto.
    abraços.

    ResponderExcluir
  8. Fala, Willian! Obrigado por visitar o blog!
    Cara, como vc mesmo falou, naquela época foi uma bagunça geral no que diz respeito a camisas. O que acontece é que na final do Beira Rio o Bahia não jogou com camisas Adidas, e sim com camisas da marca Replay... e o logotipo da Repaly, sim, é que era azul. O da Adidas era vermelho, com certeza. O logo azul que vc enxerga naquela tradicional foto da final é da Replay, valeu?
    abraço e continue a nos prestigiar.

    ResponderExcluir
  9. entendo... então que dizer que a camisa replay tem as tres listras na manga assim com a adidas??

    Olhe eu consegui uma camisa comemorativa dos 10 anos pra mim um amigo do Mov. Avante esquadão m vendeu. Quando ela estiver na minha mão (ainda ñ peguei a camisa). Eu vou v o que posso fazer por vc ehehe.
    ñ sei se ta em bom estado. foi um preço relativamente baixo que ele m vendeu.
    abraços.

    ResponderExcluir
  10. Pô, cara... valeu mesmo. Veja aí, qualquer coisa me escreva: arildejunior@yahoo.com.br
    Quanto à camisa de 88, é isso aí mesmo que vc falou... eu acho até (mas não tenho certeza) que a Replay aproveitou algumas camisas da própria Adidas e tascou o logotipo dela ali. Pra vc ter idéia, eu já vi uma dessas camisas de perto, ela tem o Replay no peito mas atrás tem o logo da Adidas dentro do algarismo das costas. Ou seja, bagunça geral, não acha? Como naquela tempo rolava uma espécie de amadorismo no que se refere a camisas, a Replay usou camisas com 3 listras mesmo (que é marca registrada da Adidas). Quando ela voltou ao Bahia, em 90, já trazia seu prórpio estilo e desenho, sem pongar na Adidas.
    Abração e qualquer coisa me escreva.

    ResponderExcluir
  11. Duda, não sei se havia uma padronização e se houve um momento "xis" em que o Bahia passou a usar o escudo definitivamente. Na verdade, me parece que o uso era de acordo com a disponibilidade no mercado... Há fotos anteriores a 59 em que o time usava escudo tanto na camisa branca como na tricolor. Só para ter uma ideia do amadorismo, durante muito tempo o próprio Osório Villas Boas comprava o tecido e costureiras confeccionavam os uniformes na Fazendinha

    ResponderExcluir
  12. A camisa de 88 está correto com apenas uma estrela, pois foi usando essa camisa que a segunda foi conquistada.
    E a presença de apenas duas listras é devido ao foto de as 3 litras da camisa original serem devido a Adidas ser o fornecedor de material.

    ResponderExcluir
  13. Fala, João! Não quetionamos o mérito do uso da estrela única. A quetão é que, embora fosse direito do Bahia usá-la e, para mim, devesse tê-lo feito, o Tricolor só passou a bordar estrelinhas na camisa após o título de 88, usando duas... Isso tira o valor histórico da camisa retrô branca. abç

    ResponderExcluir
  14. Oi, bom dia!! Gostaria de uma ajuda, se pudessem... Meu marido e torcedor doente do Bahia, e ta louco por uma dessas camisas,... Eu queria dar uma de presente, mas não sei o q levar em consideração... Só sei q ele quer a de 88, mas nao sei qual e a melhor, se a tricolor ou a branca... Vale a pena comprar na loja oficial do Bahia ou tb nessas de outros sites (ele viu uma de um site citado acima: fgretro)??? Pelo q entendi, nem a da loja oficial e fiel a da época, eu preciso observar o que para q seja a mais parecida possível e com uma certa qualidade???
    Desculpem tantas perguntas, é q realmente não sei o q levar em consideração...
    Obrigada!!
    Carol

    ResponderExcluir
  15. Olá tudo bem, quando criança meu pai me deu um jogo de 11 camisas oficiais do Bahia REPLAY, com o passar do tempo elas foram sendo subtraidas e hoje só me resta uma, pedi para um amigo que tem uma loja de confecções para tirar cópias fieis para mim. Ela é toda branca com escudo bordado (tipo patch),nome REPLAY pintado e listras no ombro parecidas com o da marca adidas. Se Deus quiser em breve estarei vendendo, caso alguém tenha interesse é só manter contato através de e-mail (e.germano@gmail.com).

    ResponderExcluir
  16. Salve amantes do Esquadrão!!

    Para falar a verdade, não gostei não, esperava mais de uma camisa retrô que foi tão aguardada pela nação, essa daí não tem simplesmente nada, essa estrela única não fazia parte da camisa original da época. Enfim, uma sequência de falhas que para os torcedores atentos e apaixonados, não passaram despercebidas.

    Paulo Brazil.

    ResponderExcluir